NOTÍCIAS

A Cossoul tem uma nova direcção para 2021/2022

No dia 7 de Junho de 2021 foram eleitos os novos Corpos Gerentes da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.

A nova direcção e os respectivos órgãos sociais da Cossoul tomaram posse para o biénio 2021/2022 e continuarão a promover a oferta cultural no seu espaço actual, na R. Nova da Piedade nº66, em Lisboa, bem como a trabalhar no sentido de alargar o raio de acção da instituição e concluir o processo relativo à transição para a sede definitiva. Felicitações a toda a equipa e votos de um excelente mandato!

A equipa da Cossoul para 2021/2022:

Direcção:

Virgínia Barbosa – Presidente e Directora Artística
Filipe Luz – Tesouraria e Finanças
Rui Ferreira – Dep. Associativismo e Recursos Humanos
Catarina Braga – Dep. Solidariedade Social e Investigação
Ricardo Pereira – Dep. Música e Formação Musical
Henrique Gomes – Dep. Coordenação do Teatro
Raquel Caldeira – Dep. Artes Visuais

Apoio à Direcção:

Sara Felício – Edições Artefacto e Reverso
Miguel Santos – Projecto da Nova Sede
Gustavo Sequeira – Relações Institucionais
Teresa Rouxinol – Rádio
Gonçalo Gato – Dep. Música

Assembleia Geral:

Paulo Tavares – Presidente
Susana Arrais – Vice-presidente
José Carlos Pontes – Secretário

Conselho Fiscal:

Rui Magno Pinto – Presidente
António Nunes – Vice-presidente
Daniel Costa – Secretário

VOZ ONLINE NA COSSOUL

by Voz Online published October 02, 2020

A emissão número zero, da Voz Online na Cossoul.

No dia 1 de outubro, dia mundial da música, a Voz Online abriu pela primeira vez, nas instalações da Cossoul, os mícrones ao mundo. Duas horas de emissão que contou com a participação de Teresa Rouxinol, Mário Fonseca, Mano Jorge, Carlos Cerqueira, Ana Bela Bento, Susana M. G. Silvério, Miguel Matos, que nos falaram dos seus projectos e ainda dois convidados da Cossoul, Gustavo Sequeira, vice-presidente da associação e Ricardo Pereira o responsável e maestro pela Banda Juvenil Guilherme Cossoul.

Está disponível em podcast aqui.

A Voz Online nasceu precisamente há 3 anos. Juntou as vontades de algumas pessoas que amam a rádio e acima de tudo, têm uma enorme vontade de a fazer. Ao longo deste pequeno percurso, alguns foram abandonando este projecto. Seguramente, aquilo que hoje ainda somos tem a influência de todos os que o iniciaram, estejam presentes ou não. E não podemos esquecer todos os que se vieram a juntar. A “rádio com gente dentro” ainda está longe de ser uma concretização na Voz Online. No entanto não desistimos.

São enormes as dificuldades de um projecto como este. Sem fundos económicos, tivemos de juntar equipamentos que cada um tinha em casa: microfones, computadores, mesa de mistura, cabos, tanta coisa que se torna difícil de enumerar. Aprendemos a lidar com as tecnologias da informação, com os servidores de streaming, alguns passaram a ouvir falar em joomla, um sistema open source de gestão de conteúdos na web. Passados 3 anos decidimos mudar alguma coisa. Temos um novo logotipo, uma nova página, um novo servidor de streaming e em breve uma nova app.

Mas para que tudo isto funcione, é necessário um espaço onde podemos fazer as emissões em directo, receber os entrevistados, realizar a gravação de programas, ter música ao vivo. Conseguir esse espaço foi sempre uma aventura desde o início. E como certamente perceberam, não existindo esse espaço, nunca poderá existir uma rádio com gente dentro.

Graças à parceria que vamos estabelecer com a Cossoul, a Voz Online vai ocupar duas pequenas salas na sede desta associação centenária, que se vai renovando dia a dia com novas iniciativas. Infelizmente a pandemia atrasou muitas das ideias que desejávamos partilhar e desenvolver em comum. Mas é apenas um atraso. Aos poucos vamos arrancar com as emissões de rádio, assim como, a Cossoul vai reiniciando as suas iniciativas.