Vertiges, de Christine Laurent

Quinta, 21 de Junho

21h30

entrada livre

 
Sinopse

3ª e última sessão do Ciclo de Cinema Imagens do Teatro, com a exibição do filme Vertiges (1985), de Christine Laurent, com a presença de Manuel Mozos, actor no filme, e apresentação de Cláudia Marques e Luís Miguel Oliveira.

 

 

Um filme com Magali Noël, Krystyna Janda, Paulo Autran, Maria de Medeiros, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo, Manuel Mozos...

 

 

«Vertiges é o segundo filme de Christine Laurent. Um grupo de teatro ensaia As Bodas de Fígaro. Há quanto tempo não víamos uma coisa tão sensível e tão rigorosa acerca do canto, do teatro e da “paixão de ser outro”? Há séculos, pelo menos. (...) Há mais respeito pela ópera (o respeito deslumbrado de uma criança que cresceu nos bastidores) neste filmezinho ambicioso do que no Don Giovanni de Losey e no Carmen de Rosi juntos. Aqui, não se faz nenhuma releitura, deixa-se Mozart e a luta de classes no seu lugar (muito desconstruídos), e o que se faz é unicamente acompanhar os cantores. Não do palco até à cidade (ideia compensadora, mas vulgar), nem sequer do palco até aos bastidores (ideia fácil, mas curta), mas decididamente da voz até ao silêncio. Porque, quando a voz já não é portadora, por muito que o corpo se agite, balbucie, grite, entra num estado de silêncio. (...)»

Serge Daney Libération, 11 de Novembro de 1985

in catálogo "cinematografia – teatralidade 2"

Lisboa, Outubro de 2010

 
Ficha Artística e Técnica
Bilheteira
De 3ª a 6ª das 15h às 20h
Tel. 21 397 34 71
Tel. 960 290 972
geral@guilhermecossoul.pt
Visitem o nosso blog
A Artefacto é uma vertente editorial da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.Saiba Mais
Newsletter
Receba as nossas novidades e programas no seu email.

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: form

Filename: layout/common_layout.php

Line Number: 80