Vão de Escada com Nuno Costa Santos + Saudade Burra de Fernando Assis Pacheco

14 de Dezembro

19h – 21h

 
Sinopse

19h . leituras

 

Vão de Escada, com Nuno Costa Santos

 

Vão de Escada é um ciclo de leituras que tem lugar na primeira quinta-feira de cada mês, na Cossoul, e que desafia cada convidado a trazer os seus livros do momento ou da vida.

 

+

 

20h . projecção de filme

 

Saudade Burra de Fernando Assis Pacheco

 

Um documentário com autoria de Nuno Costa Santos sobre o escritor e jornalista Fernando Assis Pacheco, figura da vida intelectual portuguesa que, prematuramente, nos deixou no dia 1 de Novembro de 1995. Além de um intelectual com marca deixada na área do jornalismo – passou pelos “Diário de Lisboa”, pelo “República”, por “O Jornal” e pela revista Visão – e da literatura, Assis Pacheco era uma figura querida da sociedade portuguesa pela sua vivacidade, pelo seu gosto pelas histórias, pelo seu sentido de humor. A sua participação vitoriosa no concurso “A Visita da Cornélia” popularizou-o, tendo passado a ser reconhecido, não só pelos leitores dos jornais e da poesia, mas também pelos homens e mulheres comuns.

É esse Assis Pacheco total que se pretende retratar neste documentário. Autor de uma escrita única no contexto português, ao mesmo tempo culta, profunda e atravessada de um sentido superior de autoironia, sempre vigilante em relação à pequena vaidade. Apaixonado pela vida e por algumas das coisas que a vida tem de melhor: os lugares, os amores, as paixões, os amigos, os livros, as comidas.

 

"Sou o Fernando Assis Pacheco, 41 anos, um pasmado sem cura. Tudo me espanta, gramo a vida, quero morrer mais lá para o Verão."

 

Realização: Margarida Moura Guedes e Paulo Galvão

Produção: Mínima Ideia

Autoria: Nuno Costa Santos

Ano: 2012

Duração: 50 min

 
Ficha Artística e Técnica

Curadoria de Vasco Gato.

Bilheteira
De 3ª a 6ª das 15h às 20h
Tel. 21 397 34 71
Tel. 960 290 972
geral@guilhermecossoul.pt
Visitem o nosso blog
A Artefacto é uma vertente editorial da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.Saiba Mais
Newsletter
Receba as nossas novidades e programas no seu email.