A Cossoul (Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul) é uma instituição privada de utilidade pública, fundada a 7 de Setembro de 1885 por 47 amadores de música e admiradores de Guilherme Cossoul, compositor e violoncelista português do século XIX e fundador dos bombeiros voluntários em Lisboa. Cedo alargou a sua actividade a outras áreas de intervenção social e artística, tendo tido um papel impulsionador no moderno teatro português.

O raio de acção da Cossoul abrange actualmente o teatro, a literatura, as artes visuais, a música e, de uma forma geral, a formação e a integração através das artes. Conta também com uma chancela editorial, a Artefacto, uma livraria, um espaço de exposições e um bar/restaurante, o Bar da Cossoul. Em 2015, foi criado o Colectivo Prisma, uma estrutura autónoma, mas residente na Cossoul, dedicada a estabelecer pontes entre a literatura, o teatro e o cinema.

Em 2016, começou a ser implementado o projecto musical Banda Juvenil Guilherme Cossoul. Deste modo, a Cossoul tem assumido, por um lado, uma vertente pedagógica e de formação, através da promoção de cursos de iniciação e aperfeiçoamento profissional, e, por outro, a organização de ciclos temáticos, o acolhimento de projectos e a programação de eventos culturais, de que é exemplo o Reverso – Encontro de Autores, Artistas e Editores Independentes, que teve em 2019 a sua quinta edição.